Como realizar a atividade avaliativa do curso Sustentabilidade: agir no presente para melhorar o futuro?

 

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.

Captura_de_Tela_2020-12-07_a_s_11.28.12.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png

3. Você será direcionado para a página inicial e lá encontrará a formação. Acesse os blocos para examinar todas as unidades.

capa_curso.png

4. Acesse, por fim, o bloco da atividade avaliativa e clique no link "Fórum da atividade avaliativa: Pesca sustentável - vamos jogar?".

bloco_atividade.png

Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".

atividade.png

atividade final convida ao trabalho com o assunto SUSTENTABILIDADE com os estudantes. Porém, se não estiver lecionando no momento de realização do curso, não tem problema: basta desenvolver o planejamento contemplando todas as questões.

Para começar, explore o jogo “Pesca Sustentável - Escolas” e as possibilidades que ele oferece como mobilizador da aprendizagem. Você pode baixá-lo gratuitamente por meio do link https://gamejolt.com/games/pesca-sustentavel-escolas/679175.

Se for viável, encoraje seus alunos a jogarem também!

Depois das experimentações, elabore um planejamento pedagógico com o uso do jogo “Pesca Sustentável - Escolas”, respondendo às seguintes questões:

  1. Em qual área do conhecimento ou componente curricular você utilizará o jogo? Seu plano integrará outras áreas ou disciplinas? Se sim, quais?
  2. Que Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) você observa no jogo e como os abordará com os alunos?
  3. Que objetos de conhecimento e habilidades serão mobilizados em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular?
  4. Caso tenha conseguido utilizar o jogo com os estudantes, conte como foi. De modo geral, conseguiram fazer uma pesca sustentável? Como foi a discussão com a turma? Relate o que você identificou e compartilhe ao menos um depoimento dos alunos que evidencie aprendizagens ou relações com outros conhecimentos
  5. Caso não tenha conseguido utilizar o jogo com os estudantes, conte sobre a sua própria pesca: quanto você ganhou no final da primeira semana? Considera que fez uma pesca sustentável? Por quê? Você extinguiu ou colocou alguma espécie em ameaça de extinção?
  6. Qual a melhor estratégia para ganhar dinheiro e manter viáveis as populações de peixes, ou seja, o que pode ser feito para praticar uma pesca sustentável

Para publicar a resposta, clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição. 

Prod_col2.png

5. Para anexar documentos de apoio, se houver, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

5.png

6. Anexe o documento clicando em "Enviar arquivo" (botão lateral), "Choose file" (ou "Escolher arquivo") e novamente em "Enviar arquivo" (botão inferior).

6.png

7. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

7.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garantem a certificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 21 de 22


×