Como realizar as atividades avaliativas do curso Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula?

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-06-12_a_s_14.41.09.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-06-12_a_s_14.42.42.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-06-12_a_s_14.45.21.png

6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER". O procedimento deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição (e anexar arquivos, se houver). Depois, é só clicar em "Enviar".
Prod_col2.png

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade 1 – Disciplina e processo assemblear

A primeira atividade da formação conta com três etapas:

  • a) apresentar-se no fórum com um breve relato da trajetória profissional;
  • b) relatar como os conteúdos atitudinais são abordados em sua escola: 
             - eles fazem parte de um projeto interdisciplinar, envolvendo todos os professores? ou
             - acontecem através de práticas pontuais definidas individualmente por professores em suas turmas?
  • c) realizar uma sugestão de encaminhamento para um dos dois casos vinculados a questões disciplinares expostos no enunciado (fruto de relatos de professores de escolas públicas). A sugestão deve ser conectada aos conteúdos e às aprendizagens da unidade.

Atividade 2 – Disciplina para a aprendizagem

A atividade 2 envolve também três etapas, após a escolha de um caso desafiador de indisciplina vivenciado:

  • a) relatar o caso, descrevendo o que aconteceu;
  • b) desenvolver a análise dos encaminhamentos feitos;
  • c) levando em conta os materiais da unidade, aprofundar a análise, respondendo: os encaminhamentos seriam os mesmos?

Todas as etapas devem constar em uma única publicação no fórum.

Atividade 3 – Praticando as inspirações

A última atividade da formação consiste na aplicação (ou no planejamento da implementação) de uma das inspirações para a sala de aula examinadas. Para isso:

  • a) selecione uma das inspirações disponibilizadas (na unidade 1, 2 ou 3);
  • b) aplique com seu grupo de alunos (com liberdade para recriar a inspiração) ou elabore um planejamento para a aplicação futura;
  • c) relate os resultados da prática desenvolvida, seguindo o roteiro disponibilizado no enunciado, ou os resultados esperados;
  • d) estabeleça conexão com competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Eleja competências gerais da BNCC que podem ser abordadas (ao menos duas) ou objetos de conhecimento (ao menos dois) e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes a partir do seu planejamento, de acordo com a sua área de atuação.

A exemplo das atividades 1 e 2, publique as respostas aos itens a, b, c e d em uma única postagem no fórum avaliativo.

8. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 165 de 177


×