Como realizar as atividades avaliativas do curso Alfabetizando na diversidade durante o período de isolamento social?

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site http://escolasconectadas.org.br e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-21_a_s_20.14.23.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-21_a_s_20.15.22.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-03_a_s_12.31.12.png

6. Na primeira página de cada fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico "Fórum da atividade avaliativa...". A imagem abaixo exemplifica o procedimento adotado na unidade 1. Ele deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-05-21_a_s_20.23.17.png

7. Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade Semana 1  Conhecendo o nível de leitura e escrita dos alunos

Após o estudo dos materiais sugeridos na unidade, aplique um dos testes na sua classe (com um ou mais alunos). Se você não está em sala de aula no momento, tente convidar um colega de trabalho que não esteja realizando esta formação para desenvolver a atividade em conjunto ou aplique-a com alguma criança do seu círculo. Relate no fórum os resultados alcançados e descreva condutas da(s) criança(s) que chamaram sua atenção.

Atenção!

Se essas ações forem dificultadas pela falta de acesso a crianças em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, oferecemos a opção de que utilize algum recurso de videochamada, como o WhatsApp, por exemplo, para realizar a testagem, ou que relate uma experiência docente vivenciada com uma criança em processo de construção da leitura ou escrita, no decorrer de sua carreira como professor(a). Indique a idade e as características da criança, o contexto da experimentação, a dificuldade apresentada e a intervenção/as estratégias utilizadas para auxiliá-la nesse processo. Procure informar o maior número de detalhes possível.

Atividade Semana 2 – Histórias para todos

Escolha, entre os livros de literatura infantil que você já leu, um para fazer uma recomendação de leitura. Para isso, elabore uma divulgação do livro: um texto que gere no leitor o desejo de conhecer a história. Construa um ou dois parágrafos para anunciar aos colegas a obra escolhida e compartilhe no fórum da unidade.

Atividade Semana 3 – Estratégias para o apoio remoto à alfabetização

A atividade final do curso consiste no compartilhamento de uma prática ou estratégia que você desenvolveu de forma remota ou que acha ser possível implementar com crianças em processo de alfabetização durante o período de Ensino Remoto Emergencial. 

Pense em práticas que vão além do envio de folhinhas de atividades. Procure propor uma prática que:

- Mantenha ou desperte o interesse da criança pela língua escrita;
- Incentive uma postura curiosa;
- Mobilize com atividades lúdicas;
- Crie situações de usos sociais da leitura e da escrita;
- Envolva as famílias.

Lembre-se de informar como será o contato com os alunos ou as famílias (se por ambiente virtual, pelas redes sociais, pelo aplicativo WhatsApp, através de envio de atividades em papel, etc.).

Os itens a seguir deverão guiar sua proposta:

- Nome da prática ou estratégia;
- Perfil de seu grupo de alunos: quantos são, que características têm, que necessidades apresentam, como estão distribuídos em relação às hipóteses de leitura;
- O que é a prática/estratégia;
- Como desenvolver a prática/estratégia remotamente;
- Por que é interessante;
- Pontos desafiadores de realizar a prática ou estratégia;
- Formas de avaliar o processo;
- Objeto(s) de conhecimento que pode(m) ser abordado(s) e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho;
- Fontes de pesquisa utilizadas, se houver. 

8. Para postar nos fóruns avaliativos, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.