Como realizar as atividades avaliativas do curso Grandezas e medidas: explorar para compreender?

 

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.24.32.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.25.42.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.30.03.png

6. Na primeira página de cada fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico "Fórum da atividade avaliativa...". A imagem abaixo exemplifica o procedimento adotado na unidade 1. Ele deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.31.16.png

7. Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade 1 – Para além do carrinho de compras

A atividade 1 propõe a análise e a reflexão sobre conceitos e operações matemáticas envolvidas em uma situação habitual: a ida ao supermercado. O desafio é que você pense na sua última ida às compras e responda às questões:

    • - O que comprou (pelo menos 10 itens)?
    • - Qual foi a unidade de medida utilizada em cada item comprado?
    • - Todas as unidades de medidas usadas foram as convencionais? Se alguma não foi, especifique.
    • - Se todas foram convencionais, pense em qual item poderia ter sido vendido utilizando uma outra unidade de medida que não a convencional.
    • - Quanto tempo gastou para esta ação?
    • - Quanto dinheiro foi necessário?
    • - Que parcela esse valor representa, na média de gasto mensal, com compras para a casa?

Por fim, pense que outros saberes você utilizou além dos conceitos matemáticos para efetuar sua compra.

Atividade 2 – Números no supermercado: reflexões

A atividade da unidade 2 propõe a resolução de um novo desafio a partir do mote das compras, composto de cinco etapas.

ETAPA 1: Preencher a tabela/lista com dados da própria localidade.

ETAPA 2: Definir e calcular preços para as diferentes quantidades informadas, utilizando operações de razão e proporção.

ETAPA 3: Ir às compras a partir da suposição de um valor fixo, de R$ 50,00, buscando incluir até sete produtos da lista, em quantidades diferentes, de maneira que o troco seja o menor possível (após concluída a "feira imaginária", registre as estratégias adotadas).

ETAPA 4: Conectar com a BNCC, apontando objetos de conhecimento (ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas com a realização do trabalho. Se tiver dúvidas sobre como realizar essa etapa, consulte orientações neste tutorial.

ETAPA 5: Compartilhar o trabalho, reunindo o conjunto das etapas em uma mesma postagem no fórum. Antes de registrar as suas respostas, você está convidado(a) a analisar as respostas do(a) colega que realizou a postagem anterior! 

Atividade 3 – Elaborando estratégias para fazer e compreender

A última atividade da formação propõe a elaboração de um planejamento com base no material de apoio disponibilizado e nos conhecimentos construídos, seguida, se possível, da implementação e do compartilhamento dos resultados.

No planejamento didático, destaque o conceito a ser trabalhado. Aponte objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular. Detalhe, ainda, os objetivos, as estratégias e os recursos previstos.

Caso seja possível aplicar o plano, descreva como foi desenvolver a atividade, quais inferências os alunos produziram, que novas ideias você teve, o que deu certo e o que não aconteceu como o esperado. Leia e comente as contribuições dos colegas.

8. Para postar nos fóruns avaliativos, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 99 de 102


×