Como realizar as atividades avaliativas do curso Grandezas e medidas: explorar para compreender?

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.24.32.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.25.42.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-06-04_a_s_10.30.03.png

6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER". O procedimento deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição (e anexar arquivos, se houver). Depois, é só clicar em "Enviar".
Prod_col2.png

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade 1 – Para além do carrinho de compras

A atividade 1 propõe a análise e a reflexão sobre conceitos e operações matemáticas envolvidas em uma situação habitual: a ida ao supermercado. O desafio é que você pense na sua última ida às compras e responda às questões:

    • - O que comprou (pelo menos 10 itens)?
    • - Qual foi a unidade de medida utilizada em cada item comprado?
    • - Todas as unidades de medidas usadas foram as convencionais? Se alguma não foi, especifique.
    • - Se todas foram convencionais, pense em qual item poderia ter sido vendido utilizando uma outra unidade de medida que não a convencional.
    • - Quanto tempo gastou para esta ação?
    • - Quanto dinheiro foi necessário?
    • - Que parcela esse valor representa, na média de gasto mensal, com compras para a casa?

Por fim, pense que outros saberes você utilizou além dos conceitos matemáticos para efetuar sua compra.

Atividade 2 – Números no supermercado: reflexões

A atividade da unidade 2 propõe a resolução de um novo desafio a partir do mote das compras, composto de cinco etapas.

ETAPA 1: Preencher a tabela/lista com dados da própria localidade.

ETAPA 2: Definir e calcular preços para as diferentes quantidades informadas, utilizando operações de razão e proporção.

ETAPA 3: Ir às compras a partir da suposição de um valor fixo, de R$ 50,00, buscando incluir até sete produtos da lista, em quantidades diferentes, de maneira que o troco seja o menor possível (após concluída a "feira imaginária", registre as estratégias adotadas).

ETAPA 4: Conectar com a BNCC, apontando objetos de conhecimento (ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas com a realização do trabalho. Se tiver dúvidas sobre como realizar essa etapa, consulte orientações neste tutorial.

ETAPA 5: Compartilhar o trabalho, reunindo o conjunto das etapas em uma mesma postagem no fórum. Antes de registrar as suas respostas, você está convidado(a) a analisar as respostas do(a) colega que realizou a postagem anterior! 

Atividade 3 – Elaborando estratégias para fazer e compreender

A última atividade da formação propõe a elaboração de um planejamento com base no material de apoio disponibilizado e nos conhecimentos construídos, seguida, se possível, da implementação e do compartilhamento dos resultados.

No planejamento didático, destaque o conceito a ser trabalhado. Aponte objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular. Detalhe, ainda, os objetivos, as estratégias e os recursos previstos.

Caso seja possível aplicar o plano, descreva como foi desenvolver a atividade, quais inferências os alunos produziram, que novas ideias você teve, o que deu certo e o que não aconteceu como o esperado. Leia e comente as contribuições dos colegas.

8. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 137 de 141


×