Como realizar as atividades avaliativas do curso Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender?

1. Para realizar as atividades avaliativas, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.

Captura_de_Tela_2020-12-07_a_s_11.28.12.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-06-12_a_s_11.52.05.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-06-12_a_s_11.53.17.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-06-12_a_s_11.57.25.png

6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER". O procedimento deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição (e anexar arquivos, se houver). Depois, é só clicar em "Enviar".
Prod_col2.png

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade 1 – A escola na Web 2.0

Na primeira atividade do curso, você é convidado(a) a imaginar a situação de um grupo de professores de escolas do interior com alguma familiaridade com a tecnologia, que já fazia usos do computador com seus alunos a partir de recursos disponíveis na máquina: editor de texto, imagem, apresentação, planilha, além de alguns jogos que vieram instalados no computador. Imagine também que, nesse ano, a rede de ensino do grupo de professores foi contemplada com conexão à internet. Sua missão é, com base nos materiais de apoio e nas reflexões realizadas na unidade, explicar para o grupo, com suas palavras, o que é a Web 2.0, quais as suas principais características, o que muda em relação à primeira geração de serviços da internet e quais as suas potencialidades para a aprendizagemResponda à atividade em uma única publicação no fórum.

Atividade 2 – Conexões entre escolas

A atividade da unidade 2 propõe a elaboração de um projeto ou de uma atividade colaborativa que possa envolver professores e alunos de outra escola com base em recursos explorados na formação. Descreva seu projeto, suas ideias e o tipo de parceria que está buscando. Inclua:

    • - Nome do projeto;
    • - Objetivos;
    • - Objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho;
    • - Método e procedimentos;
    • - Possíveis resultados da aplicação (indicadores de aprendizagem e resultados);
    • - Forma como as escolas serão integradas (como estima que a parceria acontecerá).

Se a conexão for estabelecida, ou seja, se outro professor se interessar pelas suas ideias, faça as combinações, escolha as tecnologias que irão promover a colaboração e desenvolva a proposta.

Atividade 3 – Produção colaborativa multimídia

A última atividade do curso é dividida em duas etapas. Na primeira etapa, a proposta é que você experimente um dos recursos de produção multimídia apresentados na unidade 3 e relate no fórum (i) suas impressões gerais; (ii) as dificuldades encontradas; (iii) as possibilidades que você visualiza para o trabalho com os alunos a partir do uso da ferramenta; e (iv) uma ideia de aplicação concreta da ferramenta para a aprendizagem colaborativa (em uma disciplina ou em uma ação interdisciplinar).

segunda etapa consiste em um trabalho de colaboração assíncrona (aquela que não acontece em tempo real). Selecione ao menos uma publicação realizada pelos colegas e dê a sua contribuição à ideia apresentada. Comente pontos altos e possíveis aprimoramentos ou acréscimos, recomende caminhos e analise as possibilidades e dificuldades apontadas. Registre sua avaliação também no fórum, não se esquecendo de se dirigir nominalmente ao colega escolhido.

8. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 479 de 493


×