Como realizar as atividades avaliativas do curso Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência?

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site http://escolasconectadas.org.br e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_11.48.02.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_11.49.58.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_11.51.48.png

6. Na primeira página de cada fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico "Fórum da atividade avaliativa...". A imagem abaixo exemplifica o procedimento adotado na unidade 1. Ele deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_11.53.39.png

7. Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade Semana 1  Você é o gestor de políticas públicas

Com base na avaliação dos dados apresentados, você é convidado(a) a se colocar no papel de um gestor de políticas públicas voltadas à educação em um município brasileiro que luta pela inclusão de sua população com deficiência ao mesmo tempo em que busca erradicar o analfabetismo em seu território. Reflita sobre as questões:

  1. Quais ações poderiam ser empreendidas visando a abarcar a parcela da população com deficiência na escola comum?
  2. Quais estratégias seriam prioritárias em seu mandato?
  3. O que fazer para facilitar o acesso e a aprendizagem dos alunos com deficiência vinculados à escola comum?

Use esses questionamentos para pensar sobre a temática, posicione-se e publique os resultados de suas reflexões em uma postagem no fórum da atividade.

Atividade Semana 2 – Reflexão sobre o caso do João

A partir das leituras da unidade, a proposta é a de análise do relato sobre a inclusão escolar de um estudante – João – que apresenta uma deficiência congênita, seguida do posicionamento conceitual diante dos diversos olhares expostos: professora, mãe, pai, gestores da escola, professora da sala de recursos, colegas e como ele próprio se vê. A reflexão deve ser norteada pelas questões abaixo:

  1. Quais pontos relatados apresentam possibilidades para a inclusão de João?
  2. Quais aspectos se mostram como fatores impeditivos para que João seja abarcado nessa realidade?
  3. Quais intervenções poderiam ser realizadas visando a garantir os direitos de João? Selecione ao menos duas entre as competências gerais previstas pela Base Nacional Comum Curricular que justificam e fundamentam as intervenções recomendadas.

Atividade Semana 3 – Acessibilidade no meu contexto escolar

A atividade da unidade 3 consiste na análise da acessibilidade do contexto escolar pessoal e no levantamento de estratégias para fazer frente aos desafios destacados. Para realizá-la, é necessário:

  1. assistir à matéria do Jornal Futura – Acessibilidade nas Escolas e observar quais pontos descaracterizam ou potencializam aquela realidade como uma escola acessível;
  2. ler os critérios de avaliação de acessibilidade descritos no texto “Avaliando as dimensões de acessibilidade no contexto educacional” (disponível nos materiais de apoio).

Essas serão as referências para a análise do seu contexto escolar. Descreva os aspectos que favorecem ou que fragilizam a aproximação de sua escola de um ideal acessível. Além disso, pontue estratégias que podem ser empreendidas para minimizar os possíveis pontos desfavoráveis.

8. Para postar nos fóruns avaliativos, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.