Como realizar as atividades avaliativas do curso Alfabetizando na diversidade?

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site http://escolasconectadas.org.br e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-21_a_s_20.14.23.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-21_a_s_20.15.22.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-03_a_s_12.31.12.png

6. Na primeira página de cada fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico "Fórum da atividade avaliativa...". A imagem abaixo exemplifica o procedimento adotado na unidade 1. Ele deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-05-21_a_s_20.23.17.png

7. Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade Semana 1  Conhecendo o nível de leitura e escrita dos alunos

Após o estudo dos materiais sugeridos na unidade, aplique um dos testes na sua classe (com um ou mais alunos). Se você não está em sala de aula no momento, tente convidar um colega de trabalho que não esteja realizando esta formação para desenvolver a atividade em conjunto ou aplique-a com alguma criança do seu círculo. Relate no fórum os resultados alcançados e descreva condutas da(s) criança(s) que chamaram sua atenção.

Atenção!

Se essas ações forem dificultadas pela falta de acesso a crianças em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, oferecemos a opção de que utilize algum recurso de videochamada, como o WhatsApp, por exemplo, para realizar a testagem, ou que relate uma experiência docente vivenciada com uma criança em processo de construção da leitura ou escrita, no decorrer de sua carreira como professor(a). Indique a idade e as características da criança, o contexto da experimentação, a dificuldade apresentada e a intervenção/as estratégias utilizadas para auxiliá-la nesse processo. Procure informar o maior número de detalhes possível.

Atividade Semana 2 – Histórias para todos

Escolha, entre os livros de literatura infantil que você já leu, um para fazer uma recomendação de leitura. Para isso, elabore uma divulgação do livro: um texto que gere no leitor o desejo de conhecer a história. Construa um ou dois parágrafos para anunciar aos colegas a obra escolhida e compartilhe no fórum da unidade.

Atividade Semana 3 – Estratégias para classes multisseriadas

O objeto de trabalho da terceira atividade é o livro de literatura infantil que você recomendou na unidade 2 (ou outra obra literária indicada por algum colega). Com base na obra selecionada, elabore uma proposta que considere a diversidade dos seus alunos. Pense em atividades que gerem trocas entre crianças em diferentes momentos do processo de escrita e leitura. Os itens a seguir deverão guiar sua proposta:

- Obra literária selecionada (título/ autor/ editora/ ano);

- Objetivos principais da proposta (descrever o desenvolvimento do projeto, incluindo as estratégias a serem empregadas e as atividades que serão construídas com os alunos);

- Objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho. As aprendizagens essenciais e habilidades previstas para cada etapa da educação básica podem ser encontradas no documento “BNCC em PDF” ou baixadas em formato de planilha personalizada, a partir da seleção dos campos área/componente/ano desejados;

- Tempo estimado de aplicação (número de horas/aula, encontros, etc.);

- Recursos necessários (espaço físico, equipamentos, materiais, etc.);

- Tecnologias digitais necessárias (softwares, recursos online, etc.) se for o caso;

- Parâmetros de avaliação (aspectos que serão observados em termos de processo e resultados);

- Como o projeto será socializado (forma de compartilhamento das produções com colegas, escola, comunidade: website, apresentação oral, painéis, cartazes, evento especial na escola, etc.);

- Referências (fontes de pesquisa utilizadas), se houver;

- Observações (se houver). Se preferir, preencha o formulário disponibilizado e o anexe à sua publicação no fórum.

8. Para postar nos fóruns avaliativos, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.