Como realizar a atividade avaliativa do curso Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo?

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site http://escolasconectadas.org.br e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_16.56.57.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_16.57.45.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo. Logo após, encontra-se o fórum da atividade avaliativa. Para realizar a atividade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-14_a_s_18.51.21.png

6. Na primeira página do fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico Fórum da atividade avaliativa: planejamento do pomar, conforme sinalizado na imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_17.00.55.png

7. Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

Você conta com duas propostas para desenvolver a atividade. Escolha a que mais lhe agradar. Para garantir sua certificação, é importante que você leia o enunciado com atenção e siga as instruções para a realização.

Proposta 1 - Pomar doméstico na prática

Realize o planejamento do seu pomar contemplando todos os itens a seguir descritos. Atenção: se já houver um pomar na escola, preveja uma complementação ou ampliação.

a) Região onde o pomar será implantado (sua cidade e estado);

b) Frutas que integrarão o pomar;

c) Calendário com as frutas do pomar (faça o seu calendário considerando a colheita e/ou o amadurecimento em todos os meses do ano);

d) Calendário de plantio;

e) Análise do terreno (indique o tamanho, tipo de solo, se é regular/irregular);

f) Desenho ou descrição do diagrama do pomar (como as plantas deverão ficar dispostas na área em que serão cultivadas);

g) Como será feito o combate a pragas (procure soluções sem o uso de agrotóxicos);

h) Observações (se houver):

i) Referências.

Depois de concluído o planejamento, responda às questões:

  • - Como esta atividade pode ser realizada com os alunos (que ações adicionais ou adaptações são necessárias)?
  • - Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular? Sugerimos a análise do componente curricular de Ciências, mas você tem liberdade de investigar outros componentes. As aprendizagens essenciais e habilidades previstas para cada etapa da educação básica podem ser encontradas no documento “BNCC em PDF” ou baixadas em formato de planilha personalizada, a partir da seleção dos campos área/componente/ano desejados.

Se preferir, utilize o formulário de projeto, disponível no curso.

Proposta 2 - Escolha e defesa de uma fruta

Na segunda proposta de atividade, convidamos você a "integrar o pomar doméstico do grupo". Para isso, observe os passos:

  1. Apresente-se! Conte-nos um pouco sobre quem você é, o lugar onde vive, a escola em que leciona, sua atuação, suas atividades de lazer (e o que mais desejar compartilhar!);
  2. Em seguida, realize um mapeamento das frutas produzidas na sua região. O material de apoio disponibilizado na unidade 1 poderá ajudá-lo(a) nessa tarefa;
  3. Por fim, virá a defesa! Você "representará" uma fruta da sua região e da "época" (período de safra no momento em que você está realizando o curso).

Descreva suas propriedades e defenda a sua inclusão no pomar doméstico do grupo. Fale de sua importância, das suas características climáticas e de como deve ser o seu plantio. Se houver outras informações que você considera relevantes, são igualmente bem-vindas!

De forma semelhante à proposta 1, após concluída a escolha e defesa da fruta, indique possíveis resultados da aplicação dessa prática com estudantes, respondendo às questões:

  • - Como esta atividade pode ser realizada com os alunos (que ações adicionais ou adaptações são necessárias)?
  • - Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular

Para postar a sua contribuição, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página.

8. Para anexar documentos de apoio (caso tenha construído seu planejamento em editor externo), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.