Como realizar a atividade avaliativa do curso Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo?

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.

Captura_de_Tela_2020-12-07_a_s_11.28.12.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_16.56.57.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_16.57.45.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo. Logo após, encontra-se o fórum da atividade avaliativa. Para realizar a atividade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-14_a_s_18.51.21.png

6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição (e anexar arquivos, se houver). Depois de realizada a atividade, é só clicar em "Enviar".

Prod_col2.png

Você conta com duas propostas para desenvolvê-la. Escolha a que mais lhe agradar.

Proposta 1 - Pomar doméstico na prática

Realize o planejamento do seu pomar contemplando todos os itens a seguir descritos. Atenção: se já houver um pomar na escola, preveja uma complementação ou ampliação.

a) Região onde o pomar será implantado (sua cidade e estado);

b) Frutas que integrarão o pomar;

c) Calendário com as frutas do pomar (faça o seu calendário considerando a colheita e/ou o amadurecimento em todos os meses do ano);

d) Calendário de plantio;

e) Análise do terreno (indique o tamanho, tipo de solo, se é regular/irregular);

f) Desenho ou descrição do diagrama do pomar (como as plantas deverão ficar dispostas na área em que serão cultivadas);

g) Como será feito o combate a pragas (procure soluções sem o uso de agrotóxicos);

h) Observações (se houver):

i) Referências.

Depois de concluído o planejamento, responda às questões:

  • - Como esta atividade pode ser realizada com os alunos (que ações adicionais ou adaptações são necessárias)?
  • - Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular? Sugerimos a análise do componente curricular de Ciências, mas você tem liberdade de investigar outros componentes. As aprendizagens essenciais e habilidades previstas para cada etapa da educação básica podem ser encontradas no documento “BNCC em PDF” ou baixadas em formato de planilha personalizada, a partir da seleção dos campos área/componente/ano desejados.

Se preferir, utilize o formulário de projeto, disponível no curso.

Proposta 2 - Escolha e defesa de uma fruta

Na segunda proposta de atividade, convidamos você a "integrar o pomar doméstico do grupo". Para isso, observe os passos:

  1. Apresente-se! Conte-nos um pouco sobre quem você é, o lugar onde vive, a escola em que leciona, sua atuação, suas atividades de lazer (e o que mais desejar compartilhar!);
  2. Em seguida, realize um mapeamento das frutas produzidas na sua região. O material de apoio disponibilizado na unidade 1 poderá ajudá-lo(a) nessa tarefa;
  3. Por fim, virá a defesa! Você "representará" uma fruta da sua região e da "época" (período de safra no momento em que você está realizando o curso).

Descreva suas propriedades e defenda a sua inclusão no pomar doméstico do grupo. Fale de sua importância, das suas características climáticas e de como deve ser o seu plantio. Se houver outras informações que você considera relevantes, são igualmente bem-vindas!

De forma semelhante à proposta 1, após concluída a escolha e defesa da fruta, indique possíveis resultados da aplicação dessa prática com estudantes, respondendo às questões:

  • - Como esta atividade pode ser realizada com os alunos (que ações adicionais ou adaptações são necessárias)?
  • - Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular

8. Para anexar documentos de apoio (caso tenha construído seu planejamento em editor externo), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 131 de 137


×