1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.
2. Digite seus dados de acesso no local indicado.
3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".
4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos.
5. O curso conta com três unidades de conteúdo. Logo após, encontra-se o fórum da atividade avaliativa. Para realizar a atividade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.
6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".
7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição (e anexar arquivos, se houver). Depois de realizada a atividade, é só clicar em "Enviar".
Você conta com duas propostas para desenvolvê-la. Escolha a que mais lhe agradar.
Proposta 1 - Pomar doméstico na prática
Realize o planejamento do seu pomar contemplando todos os itens a seguir descritos. Atenção: se já houver um pomar na escola, preveja uma complementação ou ampliação.
a) Região onde o pomar será implantado (sua cidade e estado);
b) Frutas que integrarão o pomar;
c) Calendário com as frutas do pomar (faça o seu calendário considerando a colheita e/ou o amadurecimento em todos os meses do ano);
d) Calendário de plantio;
e) Análise do terreno (indique o tamanho, tipo de solo, se é regular/irregular);
f) Desenho ou descrição do diagrama do pomar (como as plantas deverão ficar dispostas na área em que serão cultivadas);
g) Como será feito o combate a pragas (procure soluções sem o uso de agrotóxicos);
h) Observações (se houver):
i) Referências.
Depois de concluído o planejamento, responda às questões:
- - Como esta atividade pode ser realizada com os alunos (que ações adicionais ou adaptações são necessárias)?
- - Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular? Sugerimos a análise do componente curricular de Ciências, mas você tem liberdade de investigar outros componentes. As aprendizagens essenciais e habilidades previstas para cada etapa da educação básica podem ser encontradas no documento “BNCC em PDF” ou baixadas em formato de planilha personalizada, a partir da seleção dos campos área/componente/ano desejados.
Se preferir, utilize o formulário de projeto, disponível no curso.
Proposta 2 - Escolha e defesa de uma fruta
Na segunda proposta de atividade, convidamos você a "integrar o pomar doméstico do grupo". Para isso, observe os passos:
- Apresente-se! Conte-nos um pouco sobre quem você é, o lugar onde vive, a escola em que leciona, sua atuação, suas atividades de lazer (e o que mais desejar compartilhar!);
- Em seguida, realize um mapeamento das frutas produzidas na sua região. O material de apoio disponibilizado na unidade 1 poderá ajudá-lo(a) nessa tarefa;
- Por fim, virá a defesa! Você "representará" uma fruta da sua região e da "época" (período de safra no momento em que você está realizando o curso).
Descreva suas propriedades e defenda a sua inclusão no pomar doméstico do grupo. Fale de sua importância, das suas características climáticas e de como deve ser o seu plantio. Se houver outras informações que você considera relevantes, são igualmente bem-vindas!
De forma semelhante à proposta 1, após concluída a escolha e defesa da fruta, indique possíveis resultados da aplicação dessa prática com estudantes, respondendo às questões:
- - Como esta atividade pode ser realizada com os alunos (que ações adicionais ou adaptações são necessárias)?
- - Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular?
8. Para anexar documentos de apoio (caso tenha construído seu planejamento em editor externo), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.
9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).
10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.
Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.
Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.