Como realizar as atividades avaliativas do curso Escola para todos: promovendo uma educação antirracista?

1. Para realizar as atividades avaliativas do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_18.53.58.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_18.56.00.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatórioPara realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-14_a_s_18.15.25.png

6. Na primeira página de cada fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico "Fórum da atividade avaliativa...". A imagem abaixo exemplifica o procedimento adotado na unidade 1. Ele deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-05-22_a_s_19.00.33.png

7. Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade Semana 1  Qual a ambiência racial na minha escola?

Após examinar o material da unidade e ler o texto “Por uma nova ambiência racial, ou por uma ambiência para a igualdade racial”, reflita sobre que tipo de ambiência racial é proporcionado na escola em que você trabalha. Observe os espaços físicos, observe que conhecimentos são valorizados, o que existe nas paredes, converse com seus colegas, converse com os alunos procurando elementos que revelem a ambiência que existe em seu contexto escolar. Registre, então, sua análise no fórum.

Atividade Semana 2 – Construção da identidade

A atividade 2 propõe a experiência de construção de identidade e de resgate da própria história, por meio da elaboração de uma árvore genealógica ou de um avatar digital. Selecione a opção que desejar, publique sua produção e relate suas impressões no fórum.

Criando minha árvore genealógica

Para realizar a atividade, baixe o arquivo “Árvore Genealógica”, disponível no enunciado. Na primeira lâmina, complete os “ramos” de sua árvore com as informações solicitadas sobre cada um dos membros citados. Já na segunda lâmina, reflita sobre como foi realizar a atividade, procurando responder às questões: (i) você já tinha ciência de todas as informações necessárias para a realização da atividade ou ela exigiu pesquisa? (ii) Durante a realização da atividade, você obteve dados novos sobre seus ancestrais? (iii) Você acredita ter bem construída a noção de seu pertencimento racial? Por quê?

Compartilhe, por fim, sua produção e suas reflexões no fórum. Anexe o arquivo com ambas as lâminas ou insira a imagem da primeira lâmina e digite no campo de edição as respostas às indagações propostas.

Construindo meu avatar

Construa seu avatar a partir das orientações do tutorial disponibilizado. Anexe sua produção ao fórum e, nessa mesma postagem, registre como foi a experiência de criá-lo. Algumas questões podem guiar seu relato: foi fácil encontrar seu tom de pele? Você conseguiu se representar de forma fidedigna? A ferramenta disponibilizou os recursos necessários para que você se representasse?

Atividade Semana 3 – Planos de aula

Construa e publique no fórum um plano de aula a partir do formulário disponível na unidade ou dos campos a seguir descritos:

  1. Título (escolha um nome que anuncie o tema sobre o qual você irá trabalhar);
  2. Identificação (inclua dados como seu nome, série da turma, contexto da escola e demais dados de identificação que julgar pertinentes. Ocasionalmente, poderá descrever as situações de sala de aula que o/a levaram a escolher o tema abordado);
  3. Objetivos (descreva as metas a serem alcançadas com a sua aula);
  4. Competências gerais ou Objetos de conhecimento – BNCC (descreva competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – eleja ao menos duas entre as dez competências gerais – ou objetos de conhecimento/habilidades que podem ser mobilizados nos estudantes a partir do seu planejamento);
  5. Desenvolvimento (descreva os procedimentos da aula: qual metodologia você irá utilizar, quais conteúdos serão abordados e quais atividades serão propostas);
  6. Materiais (descreva os recursos necessários para a realização da aula);
  7. Avaliação (descreva os métodos de que você lançará mão para avaliar processo e resultados de aprendizagem);
  8. Expectativas (exponha seus anseios com a aplicação desse plano de aula).

8. Para postar nos fóruns avaliativos, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 67 de 69


×