1. Acesse o seu curso. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos.
2. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatório. Para realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.
3. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER". O procedimento deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES?
Atividade Semana 1 – O que sabemos sobre a água?
A atividade conta com duas opções de desenvolvimento. Escolha a que desejar:
a) Assista com seus alunos (ou somente você, caso não esteja lecionando no momento) ao vídeo "A turma da Clarinha e o ciclo da água" (produzido pela CODAU – Companhia Águas Uberaba e disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RpuWT8fBxSI) e responda às questões abaixo:
- Por que a água que consumimos necessita de tratamento na estação de tratamento?
- De onde vem a água que bebemos? E para onde vai depois de consumida?
- O que podemos fazer em nossas casas para poluir menos as águas?
- E você, professor(a), o que pode fazer em sua escola para poluir menos as águas?
b) A segunda opção de atividade é realizar um dos experimentos abordados na unidade, recomendado pelo Programa de Ensino de Ciências (PROENC) do Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista), disponível no link http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/biologia/46-textos-sobre-biologia/330-abservavid, e relatar os resultados encontrados também no fórum da atividade. Você está convidado(a) a publicar, ainda, fotos ou vídeos que ilustrem a experiência.
Atividade Semana 2 – Importância da água e formas de preservação
A primeira etapa da atividade é realizar com seus alunos (ou pessoalmente, caso não esteja lecionando no momento) um trabalho de identificação de um recurso hídrico (nascente, curso d’água, lago, lagoa) em sua localidade e uma breve análise de sua qualidade ambiental: (i) com ou sem mata ciliar; (ii) poluído por esgotos, com resíduos, assoreado, etc.; (iii) aspectos gerais – o que chama sua atenção ao visualizá-lo; (iv) comportamento humano – é possível notar elementos de degradação ocasionados pelo comportamento da população?; (v) outras informações que julgar pertinentes.
A etapa 2 consiste no apontamento de que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) serão abordados e de que habilidades serão mobilizadas nos estudantes (em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular) com a realização desse trabalho. As aprendizagens essenciais e habilidades previstas para cada etapa da educação básica podem ser encontradas no documento “BNCC em PDF” ou baixadas em formato de planilha personalizada, a partir da seleção dos campos área/componente/ano desejados.
Se for viável trabalhar com os alunos no período do curso, oportunize que fotografem o recurso hídrico selecionado. Convide-os a apresentar fotografias/dados gerados, encorajando um trabalho de discussão em sala de aula e, quem sabe, um movimento de sensibilização de toda a comunidade escolar. Após desenvolvidas a análise (individual ou fruto do trabalho com os alunos) e a conexão com a BNCC, publique a produção no fórum em uma única postagem.
Atividade Semana 3 – Crise hídrica no Brasil
A atividade 3 também conta com duas opções de desenvolvimento.
Opção 1 (para desenvolver com seus alunos durante o Ensino Remoto Emergencial)
Nesta opção, você deverá enviar aos seus alunos a proposta indicada, além da planilha de referência, e, após obter as respostas dos aprendizes, fazer uma análise dos resultados, contando como foram a atividade e o retorno. Os alunos conseguiram fazer a atividade? Gostaram? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é quantidade suficiente para atender as necessidade básicas de uma pessoa. A maioria, contudo, consome mais água do que é o recomendado. Como você, professor(a), pretende continuar trabalhando este assunto durante o ensino remoto? Poste os seus comentários e sua análise no fórum.
Opção 2
Após a consulta da matéria e do vídeo indicados, com base nas informações trazidas e nas aprendizagens construídas ao longo da unidade, responda às seguintes questões:
- Como é possível um país que detém uma das maiores reservas de água doce do mundo ter passado por uma crise hídrica?
- Como os interesses de grupos isolados podem afetar a disponibilidade hídrica de um país? Cite exemplos de atividades que prejudicam o equilíbrio ambiental do país.
- O que faremos para que não aconteçam mais crises hídricas no Brasil? Dê sugestões.
- De acordo com a realidade de sua região, sugira novas alternativas para a geração de energia no nosso país. Não se esqueça de mencionar em que estado você mora.
É muito importante que todas as respostas constem em uma única postagem no fórum.
5. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.
6. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).
7. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.
Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.
Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.