Como realizar as atividades avaliativas do curso Água: gotas de conscientização?

 

1.  Acesse o seu curso. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-20_a_s_11.30.25.png

2. O curso conta com três unidades de conteúdo, abertas semanalmente (semanas 1, 2 e 3 da formação). Cada unidade possui uma atividade de desenvolvimento obrigatório. Para realizar a atividade avaliativa de cada unidade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-03_a_s_11.07.28_1.png

3.  Na primeira página de cada fórum, constam algumas orientações. Leia atentamente e desça a página até o final, clicando no tópico "Fórum da atividade avaliativa...". A imagem abaixo exemplifica o procedimento adotado na unidade 1. Ele deve ser observado na realização das atividades de todas as unidades (1, 2 e 3).

Captura_de_Tela_2020-05-20_a_s_12.03.09.png

4.  Uma segunda página com a retomada das orientações vai ficar disponível.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES? 

Atividade Semana 1 – O que sabemos sobre a água?

A atividade conta com duas opções de desenvolvimento. Escolha a que desejar:

a) Assista com seus alunos (ou somente você, caso não esteja lecionando no momento) ao vídeo "A turma da Clarinha e o ciclo da água" (produzido pela CODAU – Companhia Águas Uberaba e disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RpuWT8fBxSI) e responda às questões abaixo:

  1. Por que a água que consumimos necessita de tratamento na estação de tratamento?
  2. De onde vem a água que bebemos? E para onde vai depois de consumida?
  3. O que podemos fazer em nossas casas para poluir menos as águas?
  4. E você, professor(a), o que pode fazer em sua escola para poluir menos as águas?

b) A segunda opção de atividade é realizar um dos experimentos abordados na unidade, recomendado pelo Programa de Ensino de Ciências (PROENC) do Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista), disponível no link http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/biologia/46-textos-sobre-biologia/330-abservavid, e relatar os resultados encontrados também no fórum da atividade. Você está convidado(a) a publicar, ainda, fotos ou vídeos que ilustrem a experiência.

Atividade Semana 2 – Importância da água e formas de preservação

A primeira etapa da atividade é realizar com seus alunos (ou pessoalmente, caso não esteja lecionando no momento) um trabalho de identificação de um recurso hídrico (nascente, curso d’água, lago, lagoa) em sua localidade e uma breve análise de sua qualidade ambiental: (i) com ou sem mata ciliar; (ii) poluído por esgotos, com resíduos, assoreado, etc.; (iii) aspectos gerais – o que chama sua atenção ao visualizá-lo; (iv) comportamento humano – é possível notar elementos de degradação ocasionados pelo comportamento da população?; (v) outras informações que julgar pertinentes.

A etapa 2 consiste no apontamento de que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) serão abordados e de que habilidades serão mobilizadas nos estudantes (em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular) com a realização desse trabalho. As aprendizagens essenciais e habilidades previstas para cada etapa da educação básica podem ser encontradas no documento “BNCC em PDF” ou baixadas em formato de planilha personalizada, a partir da seleção dos campos área/componente/ano desejados.

Se for viável trabalhar com os alunos no período do curso, oportunize que fotografem o recurso hídrico selecionado. Convide-os a apresentar fotografias/dados gerados, encorajando um trabalho de discussão em sala de aula e, quem sabe, um movimento de sensibilização de toda a comunidade escolar. Após desenvolvidas a análise (individual ou fruto do trabalho com os alunos) e a conexão com a BNCC, publique a produção no fórum em uma única postagem.

Atividade Semana 3 Crise hídrica no Brasil

A atividade 3 também conta com duas opções de desenvolvimento.

Opção 1 (para desenvolver com seus alunos durante o Ensino Remoto Emergencial)

Nesta opção, você deverá enviar aos seus alunos a proposta indicada, além da planilha de referência, e, após obter as respostas dos aprendizes, fazer uma análise dos resultados, contando como foram a atividade e o retorno. Os alunos conseguiram fazer a atividade? Gostaram? Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é quantidade suficiente para atender as necessidade básicas de uma pessoa. A maioria, contudo, consome mais água do que é o recomendado. Como você, professor(a), pretende continuar trabalhando este assunto durante o ensino remoto? Poste os seus comentários e sua análise no fórum. 

Opção 2

Após a consulta da matéria e do vídeo indicados, com base nas informações trazidas e nas aprendizagens construídas ao longo da unidade, responda às seguintes questões:

  1. Como é possível um país que detém uma das maiores reservas de água doce do mundo ter passado por uma crise hídrica?   
  2. Como os interesses de grupos isolados podem afetar a disponibilidade hídrica de um país? Cite exemplos de atividades que prejudicam o equilíbrio ambiental do país.
  3. O que faremos para que não aconteçam mais crises hídricas no Brasil? Dê sugestões.
  4. De acordo com a realidade de sua região, sugira novas alternativas para a geração de energia no nosso país. Não se esqueça de mencionar em que estado você mora.

É muito importante que todas as respostas constem em uma única postagem no fórum.

5.  Para postar nos fóruns avaliativos, clique em "Responder", por meio do botão localizado no canto inferior direito da página. Para anexar documentos de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

6.  Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

7. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento das atividades conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 69 de 69


×