1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.
2. Digite seus dados de acesso no local indicado.
3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".
4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos.
5. O curso conta com três unidades de conteúdo. Logo após, encontra-se o fórum da atividade avaliativa. Para realizar a atividade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.
6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".
7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição e anexar arquivos. Depois de realizada a atividade, composta de duas etapas, é só clicar em "Enviar".
Etapa 1
Responda, com as suas palavras, às seguintes questões: como as tecnologias digitais podem contribuir para desenvolver a produção escrita dos alunos? Que objetos de conhecimento, conforme a Base Nacional Comum Curricular, podem ser trabalhados? Cite ao menos dois.
Etapa 2
Com base na sua resposta, integre texto e imagem! Para isso, selecione apenas uma das seguintes opções (a, b ou c):
a) Crie um avatar para realizar a "leitura" (reprodução) do texto da sua resposta à etapa 1. Acesse o tutorial do aplicativo Voki, disponibilizado na unidade;
b) Transforme sua resposta à etapa 1 em uma nuvem de palavras. Para relembrar os passos, acesse os tutoriais dos sistemas WordItOut e ABCya. Se preferir, utilize algum outro sistema ou construa uma nuvem "física", com papel, e a fotografe!
c) Produza um cartaz digital com a sua resposta à etapa 1 usando os recursos Canva, Crello ou outro de sua escolha. Novamente, a produção em papel é uma alternativa: você pode criar um cartaz físico, fotografá-lo e compartilhá-lo aqui no fórum.
8. Para anexar documentos de apoio (como a nuvem de palavras), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.
9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).
10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.
Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.
Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.