Como realizar a atividade avaliativa do curso Produção textual na cultura digital?

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.

Captura_de_Tela_2020-12-07_a_s_11.28.12.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_18.22.01.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_18.22.51.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo. Logo após, encontra-se o fórum da atividade avaliativa. Para realizar a atividade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-14_a_s_18.53.05.png

6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição e anexar arquivos. Depois de realizada a atividade, é só clicar em "Enviar".

Prod_col2.png

A atividade avaliativa é composta de duas alternativas: escolha a que mais lhe agradar.

Proposta 1

Depois de conhecer as características de um avatar e experimentar um recurso para a sua construção, vamos explorar, em nossa atividade, uma interessante potencialidade dos personagens virtuais animados: a de locução.

O que fazer?

Construa um avatar que responda às seguintes questões: como as tecnologias digitais podem contribuir para desenvolver a produção escrita dos seus alunos? Que objetos de conhecimento, conforme a Base Nacional Comum Curricular, podem ser trabalhados?

Como fazer?

    • - Elabore um texto com base nas respostas às questões indicadas;
    • - Acesse o tutorial do aplicativo Voki, disponibilizado na unidade;
    • - Construa um avatar para realizar a "locução" (reprodução) do texto. Atenção: observe que os avatares para uso gratuito são aqueles que não possuem uma estrela no canto superior direito;
    • - Encaminhe sua produção (link do avatar construído) por meio do fórum. Na mesma publicação, aponte que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho. Sugerimos a análise dos componentes curriculares de Língua Portuguesa ou Arte, mas você tem liberdade de investigar outros componentes, se preferir.

Proposta 2

O que fazer?

Construa um avatar que responda às seguintes questões: como as tecnologias digitais podem contribuir para desenvolver a produção escrita dos seus alunos? Que objetos de conhecimento, conforme a Base Nacional Comum Curricular, podem ser trabalhados?

Na sequência, transforme esse texto em uma nuvem de palavras. Por fim, compartilhe no fórum o texto original e a nuvem construída a partir dele.

Como fazer?

- Para produzir sua nuvem de palavras, acesse os tutoriais e utilize um dos recursos apresentados na formação (ou outro sistema de elaboração de nuvens de palavras, caso prefira).

- Após a construção, publique o texto original e a nuvem de palavras no fórum. Na mesma publicação, aponte que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho.

8. Para anexar documentos de apoio (como a nuvem de palavras), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 287 de 292


×