Como realizar a atividade avaliativa do curso Produção textual na cultura digital?

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Acessar meus cursos.

blobid0.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

blobid1.png 

3. Acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_18.22.01.png

4. Você será direcionado para a página da formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades e explorar os conteúdos. 

Captura_de_Tela_2020-05-15_a_s_18.22.51.png

5. O curso conta com três unidades de conteúdo. Logo após, encontra-se o fórum da atividade avaliativa. Para realizar a atividade, clique no tópico correspondente, conforme a imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-07-14_a_s_18.53.05.png

6. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

7. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição e anexar arquivos. Depois de realizada a atividade, é só clicar em "Enviar".

Prod_col2.png

A atividade avaliativa é composta de duas alternativas: escolha a que mais lhe agradar.

Proposta 1

Depois de conhecer as características de um avatar e experimentar um recurso para a sua construção, vamos explorar, em nossa atividade, uma interessante potencialidade dos personagens virtuais animados: a de locução.

O que fazer?

Construir um avatar que responda às seguintes questões: as tecnologias digitais podem contribuir para desenvolver a produção escrita? De que maneira? Em sua realidade de atuação, os recursos sugeridos podem ser utilizados?

Como fazer?

    • - Elabore um texto com base nas respostas às questões indicadas;
    • - Acesse o tutorial do aplicativo Voki, disponibilizado na unidade;
    • - Construa um avatar para realizar a "locução" (reprodução) do texto. Atenção: observe que os avatares para uso gratuito são aqueles que não possuem uma estrela no canto superior direito;
    • - Encaminhe sua produção (link do avatar construído) por meio do fórum. Na mesma publicação, aponte que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho. Sugerimos a análise dos componentes curriculares de Língua Portuguesa ou Arte, mas você tem liberdade de investigar outros componentes, se preferir.

Proposta 2

O que fazer?

De forma semelhante à proposta 1, construa um texto que responda às seguintes questões: as tecnologias digitais podem contribuir para desenvolver a produção escrita? De que maneira? Em sua realidade de atuação, os recursos sugeridos podem ser utilizados?

Na sequência, transforme esse texto em uma nuvem de palavras. Por fim, compartilhe no fórum o texto original e a nuvem construída a partir dele.

Como fazer?

- Para produzir sua nuvem de palavras, acesse os tutoriais e utilize um dos recursos apresentados na formação (ou outro sistema de elaboração de nuvens de palavras, caso prefira).

- Após a construção, publique o texto original e a nuvem de palavras no fórum. Na mesma publicação, aponte que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular, com a realização desse trabalho.

8. Para anexar documentos de apoio (como a nuvem de palavras), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

9. Anexe o documento clicando em "Enviar um arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

10. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 158 de 160


×