Como realizar a atividade avaliativa do curso Avaliação: para que e como avaliar?

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Acesse.

Acesse.png

2. Digite seus dados de acesso no local indicado.

senha.png

3. Acesse a formação, clicando no botão "Entrar no curso", e explore seus conteúdos.

imagem_3.png

4. Para examinar todas as unidades, desça a barra de rolagem do seu navegador de internet.

Captura_de_Tela_2020-05-13_a_s_11.31.28.png

5. Clique em Fórum da Atividade Avaliativa, conforme imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-05-13_a_s_11.39.39.png

Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

 

6. Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição (e anexar arquivos, se houver). Depois, é só clicar em "Enviar".

Prod_col2.png

Você conta com duas propostas para desenvolver a atividade avaliativa. Escolha a que mais lhe agradar. Para garantir sua certificação, é importante que leia o enunciado com atenção e siga as instruções para a realização.

Proposta 1

A proposta 1 conta com duas etapas. Primeiramente, convidamos você a escolher uma das ideias sobre autoavaliação disponibilizadas (acesse o documento na unidade 2 ou as inspirações recomendadas) e experimentá-la. Também pode ser uma ideia construída por você ou sugerida por algum colega. Eleja um tópico para realizar a autoavaliação e selecione uma das opções:

-              responda ao instrumento pessoalmente e compartilhe suas respostas;

-              aplique-o com seus alunos e compartilhe ao menos uma das devolutivas (respostas ou depoimentos dos estudantes).

A segunda etapa consiste no apontamento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular que são, a seu ver, mobilizadas a partir da aplicação do instrumento criado/selecionado (eleja ao menos duas entre as dez competências gerais). Não se esqueça de argumentar a escolha.

Por fim, publique, em uma única postagem:

- as respostas ao instrumento;

- o instrumento escolhido ou elaborado;

- a listagem das competências gerais selecionadas e a argumentação sobre a escolha.

Proposta 2 

A proposta 2 conta também com duas etapas. Primeiramente, oferecemos um instrumento de autoavaliação semiestruturado, com base no questionamento indutivo, como apresentamos na coletânea de ideias sobre autoavaliação. Você deve completá-lo com base em suas aprendizagens e reflexões e publicá-lo como resposta ao fórum. O texto do instrumento está a seguir:

A partir das aprendizagens proporcionadas pelo curso, algo que notei que posso fazer diferente em relação à avaliação é ...

Para que meus alunos possam participar mais ativamente dos processos avaliativos, uma novidade que pretendo introduzir é ...

Hoje, a principal dificuldade que encontro na turma é ... Para fazer frente a essa problemática, irei ... Para acompanhar a eficiência dessa medida, irei ...

Uma ação que já tem se mostrado promissora e que pretendo manter, em relação à avaliação, é ...

A segunda etapa, a exemplo da proposta 1, consiste no apontamento das competências gerais da BNCC que foram, a seu ver, mobilizadas em você durante a realização da autoavaliação (eleja ao menos duas entre as dez competências gerais). Argumente a escolha.

7. Para anexar documentos de apoio (se for o caso), clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

8. Anexe o documento clicando em "Enviar arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivo" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

9. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

 

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 916 de 947


×