Como realizar a atividade avaliativa do curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação?

1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.

Captura_de_Tela_2020-12-07_a_s_11.28.12.png

2. Digite seus dados no local indicado e acesse a formação, clicando em "Entrar no curso".

 

3.png

3. Para examinar todas as unidades, desça a barra de rolagem do seu navegador de internet.

Captura_de_Tela_2020-05-12_a_s_19.56.29.png

4. Clique em Fórum - Atividade Avaliativa, conforme imagem abaixo.

Captura_de_Tela_2020-05-12_a_s_19.57.54.png

5. Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".

Captura_de_Tela_2020-11-23_a_s_11.48.59.png

Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição. Depois de realizada a atividade, é só clicar em "Enviar".

Prod_col2.png

Você conta com duas propostas para desenvolvê-la. Escolha a que mais lhe agradar. Para garantir sua certificação, é importante que leia o enunciado com atenção e siga as orientações.

Proposta 1

Convidamos você a refletir sobre as leituras e os materiais propostos no curso. Com base no referencial apresentado e em suas experiências como educador(a), argumente sobre as seguintes questões:

  1. As crianças de hoje brincam menos do que as crianças de um passado recente ou brincam na mesma proporção só que de um jeito diferente?
  2. As crianças das áreas rurais brincam das mesmas coisas que as crianças das áreas urbanas? Gostam dos mesmos brinquedos? E no que se refere à criação de jogos, brinquedos e brincadeiras?
  3. Quando falamos sobre "direito à infância", de que infância estamos falando? Quais suas características hoje?
  4. O jogo é “melhor” jogado quando tem caráter didático? Por quê?
  5. Que competências ou objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular podem ser mobilizados entre os estudantes com a adoção de jogos e brincadeiras? De que forma? Para ilustrar sua resposta a esta última questão, eleja ao menos duas entre as dez competências gerais ou ao menos dois objetos de conhecimento acompanhados das habilidades correspondentes conforme o componente curricular com o qual atua.

Proposta 2

Compartilhe conosco um jogo ou uma atividade que auxilie o estudante no processo de construção do conhecimento a respeito de algum conceito ou conteúdo que você lecione (também pode ser um projeto interdisciplinar). Para desenvolvimento da atividade, recomendamos a inclusão de materiais recicláveis, orientando os alunos quanto à importância da reciclagem e da preservação do planeta. Atenção: a atividade ou o jogo deve ser diferente das propostas que trabalhamos.

Ao realizar o compartilhamento, informe:

(i) Objetivo do jogo/atividade;

(ii) Procedimentos;

(iii) Materiais;

(iiii) Objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) que podem ser abordados e habilidades que podem ser mobilizadas nos estudantes em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular;

(iv) Resultados esperados.

Se desejar, anexe imagens da atividade.

6. Para anexar documentos de apoio (se for o caso), clique no ícone com a imagem de uma página, ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.

7.png

7. Anexe o documento clicando em "Enviar arquivo" (botão lateral), "Escolher arquivos" e novamente em "Enviar este arquivo" (botão inferior).

8.png

8. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.

9.png

Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.

Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garante a certificação.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.

Este artigo foi útil?

Usuários que acharam isso útil: 275 de 285


×