1. Para realizar a atividade avaliativa do curso, entre no site https://www.escolasconectadas.org.br/ e clique em Meus cursos ou Entrar.
2. Digite seus dados de acesso no local indicado.
3. Você será direcionado para a página inicial e lá encontrará a formação. Desça a barra de rolagem do seu navegador para examinar todas as unidades.
4. Acesse, por fim, a atividade avaliativa.
Para consultar as orientações e responder à atividade, clique no link "Fórum da atividade avaliativa - RESPONDER".
A atividade avaliativa tem duas partes:
>> Planejar e jogar!
Nesta primeira etapa da atividade, você deverá apresentar o jogo “Jornada Biomas” aos seus alunos e oportunizar que joguem. Porém, será preciso que você faça um planejamento de como será sua proposta pedagógica utilizando o jogo. Ele deve conter as respostas aos seguintes itens:
- Qual seu objetivo ao utilizar o jogo com os estudantes?
- Que objetos de conhecimento (selecione ao menos dois) podem ser abordados e que habilidades podem ser mobilizadas nos estudantes, em alinhamento à Base Nacional Comum Curricular?
- Como você pretende utilizar o jogo (antes de abordar o conteúdo, como uma forma de contextualizá-lo; após abordar o conteúdo, como uma forma de consolidação dos conceitos; de maneira concomitante à abordagem dos objetos de conhecimento; de outro modo)?
- O jogo será utilizado em sala de aula ou os estudantes jogarão em casa, de maneira remota?
- Que atividades você solicitará em relação ao jogo?
- Como você registrará as hipóteses dos estudantes em relação a fenômenos e curiosidades envolvendo os biomas? Como verificará se aprendizagens aconteceram (e se hipóteses que não se confirmaram foram “abandonadas”)?
>> Relatando experiências, compartilhando resultados
Após o jogo e a implementação da proposta com seus alunos, conte-nos como foi a experiência – para você e para eles!
Faça um relato abordando os seguintes tópicos:
- Você considera que o jogo o(a) ajudou a construir novos conhecimentos sobre os biomas brasileiros? Se sim, quais?
- Você encontrou dificuldades ao jogar ou na utilização do jogo com os estudantes? Quais?
- O jogo foi útil para mobilizar aprendizagens por parte dos estudantes? Relate o que observou e traga ao menos um depoimento dos estudantes que permita evidenciar aprendizagens construídas.
- Seus alunos gostaram do jogo? Tiveram dificuldades para jogar? Que aspectos destacaram?
Observação: caso você não esteja lecionando no momento da realização deste curso, procure desenvolver a atividade com algum estudante com quem tenha contato (filho, sobrinho, amigo, etc.). Caso não consiga, faça você mesmo(a) a atividade, lembrando que deverá desenvolver ambas as etapas: 1. Planejar e jogar! e 2. Relatando experiências, compartilhando resultados.
Realize a escrita das etapas 1 e 2 da proposta e a publique no fórum (em uma única postagem). Clique no botão "Responder" e, em seguida, em "Avançado", para ter acesso ao campo de edição.
5. Para anexar o documento de apoio, clique no ícone com a imagem de uma página ou arraste e solte o arquivo no campo indicado pela seta.
6. Anexe o documento clicando em "Enviar arquivo" (botão lateral), "Choose file" (ou "Escolher arquivo") e novamente em "Enviar arquivo" (botão inferior).
7. Concluído o procedimento, é só enviar a mensagem (agora acompanhada do anexo) ao fórum.
Pronto! Sua produção terá sido encaminhada para a avaliação e poderá também receber comentários do grupo de colegas.
Atenção: o desenvolvimento da atividade conforme os critérios estabelecidos no enunciado é essencial para sua aprovação. A visita às seções do curso e a verificação dos conteúdos não garantem a certificação.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail contato@escolasconectadas.org.br.